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Layer: Malha Viária - Adaptado de OSM [2024] (ID: 57)

Parent Layer: Via

Name: Malha Viária - Adaptado de OSM [2024]

Display Field: id_osm

Type: Feature Layer

Geometry Type: esriGeometryPolyline

Description: Hierarquização (pela geometria e pela função, separadamente):Compreender as ligações/articulações viárias com base na capacidade de suporte da via e do entorno para propor possíveis melhorias/mudança de função, além de possibilitar análises relacionadas à permissividade de usos no território;Dimensionamento das passeios, Dimensionamento da faixa de rolamento, Dimensionamento da faixa de estacionamento, Comprimento Total e N° de faixas: Os atributos referentes a cada via podem subsidiar os estudos e propostas relacionados à hierarquização das vias com base na geometria e estudos viários em geral, além de subsidiar análises do dia a dia relacionadas ao fluxo viário, acessos, novos usos a serem implantados, entre outros.Sentido da via: Entender a articulação viária na região a ser analisada, com a análise do fluxo de veículos e demais questões relacionadas, para análises diversas, além de subsidiar análise do dia a dia de possíveis adequações, de implantação de novos empreendimentos impactantes, entre outras.Cadastro das vias: Cadastrar o sistema viário do Município com uma tabela de atrbutos que qualifique cada via, além de diferenciar os trechos que são oficiais dos que não sãoTipo de pavimentação e Estado de Conservação das Vias: Entender a situação da via quanto ao tipo de pavimentação para subsidiar análises e estudos gerais de planejamento, assim como análises do dia a dia em relação à infraestrutura existente para a implantação de novos empreendimentos ou adequação do que está instalado.Declividade das vias: Entender como está sendo praticada as inclinações das vias, para auxiliar na avaliação da mobilidade local e dos tipos de ocupações desejáveis e a serem contidos, além de possibilitar a proposição de adequações diversas quando possível.Sinalização (vertical e horizontal): Levantar a sinalização viária vertical e horizontal existentes para avaliação de popssíveis ajuses e/ou incrementoslarg_rolamento_m: Em cada trecho (feição) desta camada, medir por meio de ferramenta no software de geoprocessamento, a largura total da pista de rolamento das vias sobre a ortofoto, levando em conta um valor crítico para o trecho. Em trechos sem a ortofoto, o levantamento deveráser feito in loco.larg_caixa_via_m: Em cada trecho (feição) desta camada,medir por meio de ferramenta no software de geoprocessamento, a largura total das caixas das vias sobre a ortofoto, levando em conta um valor crítico para o trecho. Considera-se Caixa da Via a dimensão entre os alinhamentos prediais, ou seja, inclui todos os elementos da via entre os limites dos lotes. O valor medido é atribuído a este campo.qtd_sentidos_via: Em cada trecho (feição) desta camada,identificar a quantidade de sentidos sobre a ortofoto, levando em conta um valor crítico para o trecho. Em trechos sem a ortofoto, o levantamento deverá ser feito in loco por meio de fotografias e registros. Os sentidos são determinados pela sinalização horizontal ou, quando esta não é existente, pela largura da pista de rolamento, considerando-se como princípio que todas as vias tenham dois sentidos. O valor identificado é atribuído a este campo.qtd_faixas_sent_1e qtd_faixas_sent_2: Em cada trecho (feição) desta camada, identificar a quantidade de faixas em cada sentido da via sobre a ortofoto, levando em conta um valor crítico para o trecho. Em trechos sem a ortofoto, o levantamento deverá ser feito in loco por meio de fotografias e registros. As faixas são determinadas pela sinalização horizontal e, quando esta não é existente, pela largura da pista de rolamento, considerando-se como mínimo de uma faixa a largura de 2,70 m, conforme o DNIT (2010) indica para “rodovias de baixo volume em áreas rurais e residenciais”. O valor identificado é atribuído aos campos “qtd_faixas_sent_1” e “qtd_faixas_sent_2”.decliv_mediae decliv_max: Análise da sobreposição dos vetores da malha viária sobre o modelo digital do terreno, devidamente interpolado previamente a partir das curvas de nível. Por meio de ferramenta própria, atribuição de características de entrada com informações estatísticas baseadas em altura/altitude derivadas das porções sobrepostas dos dados em uma superfície. Ou seja, para cada trecho da malha viária, deve-se interpolar os valores máximos, médios e mínimos de declividade, baseados nos valores de altura/altitude contidos na superfície do terreno, representada pelo modelo digital do terreno. Nos casos em que o comprimento médio do trecho viário em relação à topografia local seja muito discrepante, isto é, nos trechos longos sem divisão de quarteirões, por exemplo, o cálculo pode ser feito em trechos menores (de até 10 m), trazendo maior confiabilidade ao resultado (Rezende; Chuerubim, 2021).classific_viaria: A partir das informações de vias contidas nas leis, vetorizar e identificar a hierarquia viária do município. Sendo elas:Lei nº 12.450/2011, Lei nº 12.099/2010, Lei Complementar nº 023/2015, Lei nº 12.453/2011 e Lei Complementar nº 082/2018.classific_viaria_lei:Relacionar cada Lei com a linha do atributo “clasific_viaria” correspondente.classific_viaria_lei_ano:Atributo na camada camada categorizada pela classificação da via.jurisdicao_via:Inserir os dados no atributo “jurisdicao_via” de acordo com a jurisdição da via, relacionando a linha da camada com os dados de municipal, estadual ou federal do atributo de jurisdição.

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Copyright Text: O campo de cadastro.vias contém dados de hierarquia viária urbana disponibilizada pela Prefeitura Municipal de Juiz de Fora.

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